quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Por que algumas relações duram?

Por que algumas relações duram?

Ronaldo Magella 24/09/2015

Sempre que vejo casais de longa data ainda juntos me questiono o que os leva a serem dão duradouros em suas relações, e, refletindo, vejo que basta um pouco de observação para perceber algumas coisas, interação, alegria e afinidades, são pontos referencias.

A sensação que tenho é que os casais longevos conversam muito entre si, eles discutem sobre tudo, falam sobre os amigos, fazem planos, estão sempre comentando sobre alguma coisa, não precisa ser sobre teoria espaço-tempo e física quântica, eles apenas se falam, como se fosse algo essencial para se mantar uma a vida a dois, é preciso ter diálogo, conversa, ritmo, interação.

A prova disso é que quando iniciamos uma relação a gente fala, fala, pergunta, responde, quer conhecer, saber, questiona, abusa nos comentários, mas quando o silêncio desaba, junto com ele vem a vidinha que ali havia sido construída, quando cada um parte para o seu mundo e se tranca em seu redoma, só restará o tédio e a vontade de fugir, como se agora tudo que era bom fosse apenas uma prisão.

Eles são afins, afinidade é um alicerce seguro para se manter na estrada por um longo tempo. Não que ela goste dos mesmos filmes que ele, mas eles gostam de cinema, não que ele ouça a mesma música que ela, mas eles curtem música, e por assim dizer, irão se encontrar cedo ou tarde, pois seus temas são iguais, mudando muitas vezes os detalhes, mas sempre haverá um ponto de intersecção entre eles, o que manterá o elo unido.

Eles fazem coisas juntos, compartilham amigos, vivem experiências, viajam, aproveitam o mundo juntos, descobrem e se descobrem, têm sonhos e planos em comum, como se fosse bom realmente estar juntos, como se fosse gostoso estar ali e fazer parte um da história do outro. Eis a alegria.

Não dá pra estar junto, ligado se não se puder sorrir, gostar, é preciso se sentir alegre e confortável na naquele lugar, e talvez seja isso que pese na hora em que as mudanças venham a surgir e aparecer, na hora que as brigas se tornam um momento que precisa ser superado com paciência e ternura.


Depois de tudo isso penso que há sempre uma história a ser contada e lembrada, e uma história é algo que a gente gosta de ter, viver e continuar, casais que se mantém sempre são permeados por uma história que eles gostam de relembrar e recordar, como se aquilo, aquele momento única na vida deles explicasse todo o resto do universo e a razão de viver. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário