sexta-feira, 7 de junho de 2013

E quem nos ensinará a viver?


Quem nos ensina a viver?
Ronaldo Magella

Por que o tempo cura a nossa dor, de onde vem o amor, existe mesmo a vida ou será que tudo que vivemos aqui é uma mera ilusão e se no final toda dor, todo amor, toda existência for em vão? Essas são questões que a escola não pode nos responder, o que me faz lembrar de uma crônica de Martha Medeiros, do livro Coisas da Vida.

Lá a escritora gaúcha conta sua falta de interessa pelas aulas de física, química e matemática, claro, segundo ela, não conta com orgulho, mas era que a escola ensinava algo, e ainda ensina, que estava longe dos seus interesses. Ela queria saber de psicologia, filosofia, de amor, sexo, coisas que todos nós vivemos e que nunca aprendemos nos bancos escolares, apenas com a vida.

Desnecessário dizer que me vi ali na crônica da Martha Medeiros. As coisas mais importantes da nossa vida a gente só aprende vivendo, como superar a perda de um grande amor, um amigo que não quer mais falar com você, o sentimento de solidão que lhe angustia, nunca vamos aprender isso se não for vivendo.

Sempre fui um aluno mediano, odiado por alguns professores, e amado por outros, mas minhas preocupações sempre foram extra muro, a questão dos afetos, do destino, da vida, o sentimento de pertencimento, coisas ninguém ali podia me responder da forma que queria, não com respostas prontas, mas com construção, com processo de conhecimento, com discussões e outras.

Como diz uma música do Kid Abelha, “agora você vai embora e eu não sei o que fazer, ninguém me ensinou na escola, ninguém vai me proteger”. As coisas mais importantes da nossa vida a gente precisa aprender sozinho, a ser feliz e a morrer, a sofrer e a viver, ninguém pode nos ensinar nada, as pessoas nos dizem coisas, nos fazem pensar, nos fazem sentir, falar, mas quem precisa viver mesmo somos nós, somos nós quem temos que sentir.

A vida é muito mais complexa do aquilo que podemos aprender na escola, as nossas diferenças, os nossos medos, as incertezas, coisas que ninguém pode nos ensinar a superar pois todos vivem as mesmas coisas e cada um tem a sua estrada particular para seguir, enfrentar.

Em geral somos todos sozinhos, solitários, o que não quer dizer carentes, sozinhos pois ninguém pode viver o que vivemos, solitários pois a dor é nossa, como a felicidade também, como dizem, a salvação, a estrada é individual, logo somos nós, e apenas nós, quem podemos ir, cruzar, chegar lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário