Legião Urbana sempre
fez sucesso, sem ser comercial, sem precisar apelar
Ronaldo Magella - jornalista
É possível fazer sucesso sem ser comercial? Sem se vender
para o sistema? Sem estar dentro das regras do mercado fonográfico? A Legião Urbana conseguiu, sem o aparato da
mídia, sem os clichês de beleza, sem o apelo de ser fácil e digerido por todos,
a banda cravou sua história e sua proposta na música do Brasil mostrando que é possível
ser diferente e ter qualidade.
Renato Russo sempre dizia, é possível ter qualidade, sem
precisar ser comercial, sem apelar, sem usar as fórmulas mercadológicas pra
vender mais e fazer sucesso, e conseguiu provar isso.
Se alguém analisar as canções da Legião Urbana irá comprovar
o que Renato Russo dizia, músicas longas, como Eduardo e Mônica, Perfeição,
Faroeste Caboclo, e sem aquele refrão açucarado repetido um milhão de vezes a
exaustão para grudar na cabeça das pessoas.
A Legião Urbana tinha referências políticas, literárias,
filosóficas, suas letras nunca foram feitas como produto, pra agradar ao
público, não havia essa intenção de fazer sucesso, a banda se impunha, quase
sem querer.
Não havia na Legião uma mega produção, suas letras e músicas
sempre foram a maior atração da banda, os shows eram simples, gente normal
cantando rock, fazendo música em cima do palco, deixando o som falar por si só,
sem precisa realizar uma performance teatral, não havia nada, mas apenas um
público ávido por cantar todas as canções da banda.
E acredito que esse sempre foi o forte da Legião Urbana, as
letras do Renato, sua forma de se comunicar com o público nos shows, sua
sinceridade, isso ficar comprovado até hoje, a banda ainda parece atual.
Ao cantas músicas como O Teatro dos Vampiros, Que país é
este, Perfeição, vamos encontrar uma banda política, atual, refletindo os
problemas do Brasil, o lado pobre da nação, o que hoje não é fácil encontrar.
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