domingo, 29 de maio de 2016

Legião Urbana sempre fez sucesso, sem ser comercial, sem precisar apelar

Legião Urbana sempre fez sucesso, sem ser comercial, sem precisar apelar

Ronaldo Magella - jornalista

É possível fazer sucesso sem ser comercial? Sem se vender para o sistema? Sem estar dentro das regras do mercado fonográfico?  A Legião Urbana conseguiu, sem o aparato da mídia, sem os clichês de beleza, sem o apelo de ser fácil e digerido por todos, a banda cravou sua história e sua proposta na música do Brasil mostrando que é possível ser diferente e ter qualidade.

Renato Russo sempre dizia, é possível ter qualidade, sem precisar ser comercial, sem apelar, sem usar as fórmulas mercadológicas pra vender mais e fazer sucesso, e conseguiu provar isso.

Se alguém analisar as canções da Legião Urbana irá comprovar o que Renato Russo dizia, músicas longas, como Eduardo e Mônica, Perfeição, Faroeste Caboclo, e sem aquele refrão açucarado repetido um milhão de vezes a exaustão para grudar na cabeça das pessoas.

A Legião Urbana tinha referências políticas, literárias, filosóficas, suas letras nunca foram feitas como produto, pra agradar ao público, não havia essa intenção de fazer sucesso, a banda se impunha, quase sem querer.

Não havia na Legião uma mega produção, suas letras e músicas sempre foram a maior atração da banda, os shows eram simples, gente normal cantando rock, fazendo música em cima do palco, deixando o som falar por si só, sem precisa realizar uma performance teatral, não havia nada, mas apenas um público ávido por cantar todas as canções da banda.

E acredito que esse sempre foi o forte da Legião Urbana, as letras do Renato, sua forma de se comunicar com o público nos shows, sua sinceridade, isso ficar comprovado até hoje, a banda ainda parece atual.


Ao cantas músicas como O Teatro dos Vampiros, Que país é este, Perfeição, vamos encontrar uma banda política, atual, refletindo os problemas do Brasil, o lado pobre da nação, o que hoje não é fácil encontrar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário