segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Ixe

A solidão depois do prazer: gente sem conteúdo

Ronaldo Magella (jornalista, professor, escritor)  07/08/2017

Minha solidão é essa: gente sem conteúdo.

Foi o desabafo de uma amiga nesta segunda-feira. Gente pra transar, ficar, beber, sair, a gente encontra, o problema é o conteúdo, não dá pra viver, conviver, namorar, se apaixonar por alguém que não sabe mais do que meia dúzia de palavras, ela disse.

O problema, ela continua, é depois do prazer, o vazio que fica, a falta de diálogo, a risada gostosa, a brincadeira inocente, o afeto simples, o prazer de estar ali e poder sentir que é bom estar ali com aquela pessoa que acabou de viver a sua intimidade e se deixou também ser vivido.

Minha amiga sente o que há de mais comum no mundo moderno, a solidão acompanhada, estamos todos a todo mundo “acompanhados”, conectados, mas é raro sentir empatia, afinidade, cumplicidade.

Como diz o escritor Fabrício Carpinejar, de corpo estamos cheios, mas sofremos da ausência e da falta da cabeça e do coração das pessoas. Podemos até encontrar prazer e um pouco de alegria no corpo de alguém, sentir prazer, gozo, mas só nos sentiremos completos e plenos ao nos encontramos com o pensamento e o sentimento do outro, isso que chamamos de “a gente tem tudo a ver”.

Sei o que minha amiga sente, tédio.

 Há um momento em nossas vidas que a gente está cheio das pessoas, acha todo mundo chato, sem graça, todo mundo comum demais, igual demais, com as mesmas conversas, tudo mundo sem cor.

Procuramos alguém que nos arrebate e nos encante, e nada, sofremos, refletimos, mergulhamos no banzo, decidimos viver a solidão, ficar a sós.


A boa notícia é que, isso passa, a má notícia é que, sim, é raro, cada vez mais raro encontrar pessoas interessantes e encantadoras, gente que nos faça rir, gente que nos tire da nossa zona de conforto, que nos faça sentir admiração por ela e vontade, nos faça o coração bater mais forte, rápido, nos faça ter medo, nos faça querer viver. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário