quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Mudar é o único estado permanente

Mudar é o único estado permanente

Ronaldo Magella – professor, poeta, escritor, blogueiro, radialista, jornalista e mais nada (17-09-1014)
                                                                                                                               
Tenho amigos que há dez, vinte anos vivem da mesma forma, gostam das mesmas coisas, falam dos mesmos assuntos, continuam com os mesmo gostos, hábitos, preferências, como se a vida tivesse parado, o tempo jamais tivesse mudado, tenho dúvidas se eles continuam no mundo criaram pra si com medo do mundo moderno ou se realmente querem ser da forma que são, sempre os mesmos.

Claro que não precisamos mudar ao sabor do vento, das correntes, não somos obrigados a seguir a moda, os modismos, mas não consigo entender como alguém consegue sempre ser do mesmo jeito e fazer as mesmas coisas, não consegue se avaliar e provocar mudanças, provar, sentir e experimentar coisas novas, inéditas, sair de si, viver outras coisas, acumular outras novas experiências.

Acredito que a vida tem o seu valor não pelo tempo que vivemos, mas pelas coisas que vivenciamos, pessoas que conhecemos, lugares que visitamos, histórias vivenciamos, gostos que provamos, riscos que corremos, sempre há uma vida nos esperando para ser sentida.

Confesso que canso de ser sempre o mesmo, é tedioso pensar sempre a mesma coisa, sentir e falar os mesmos assuntos, vez por outra é preciso parar, seguir outra direção ou até mesmo calar, cansa viver a mesma vida, mas mesmo amigos não sentem assim. Chega a ser angustiante. Monótono.

Sei que é mais seguro ser sempre do mesmo jeito, mudar nos impõe medo, não é fácil, sempre é arriscado, podemos não gostar, nos arrepender, perder algo concreto por algo fugaz, mas é preferível uma existência com sabor, história e vida, do que uma passagem pela terra insípida, sem preencher as lacunas que existem nós, se é que tais podem ser suprimidas, mas a gente tenta.

Não falo de mudanças momentâneas, reflito em torno de sempre buscar, não a novidade do mundo, mas de si, se descobrir, se pensar, refletir em torno da própria identidade, ser sempre o mesmo, sendo diferente, reformular ideias e valores, recriar sentimentos e reconsiderar crenças, experimentar o novo, valorizar mais o que já existe, cuida de tudo, privilegiar um ponto, sair, partir, ficar, ir, voltar, viver, ser, tentar, pensar, melhorar, finalizar, jamais terminar.


Talvez a única condição nossa seja realmente mudar, e mudamos, o nosso corpo muda, a nossa vida, as pessoas mudam, o mundo muda, mas ainda melhor seria se a nossa mentalidade, a nossa maturidade, o nosso ser também se permitisse mudar para ser melhor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário