segunda-feira, 21 de setembro de 2015

A sociedade moderna e o efeito zumbi

A sociedade moderna e o efeito zumbi

Ronaldo Magella 21/09/2015

O cinema criou uma metáfora perfeita para a moderna sociedade de consumo e de massa, os zumbis.

A sociedade alienada, sem reflexão crítica, ação criativa ou outra preocupação além dos instintos de sobrevivência e perpetuação, vive como se fosse comandada apenas por seus desejos e vontades, sem a menor resistência.

Para a filosofia o termo Zumbi é usado para pessoas que não possui consciência.

Consciência seria se usar das mais variadas formas de pensamentos e reflexão em torno da vida, pessoas, objetos, desejos, vontades, ações e experiências.

Um amigo, filósofo, Batista Alves, criou uma canção, chamada, claro, Zumbi, na qual ele canta, somos todos zumbis, zumbis, zumbis, nas ruas, nas filas, nas escolas, nas casas, na vida.

Para o autor da música as pessoas não são inquietas e aceitam tudo de bom grado e sem o menor interesse em ir além da superfície do que está ali, como se tivessem uma venda nos olhos, mas um largo sorriso na face. 

Para ele ninguém tem a preocupação de se perguntar ou se questionar sobre o que chega, apenas se consome, engole e se passa para a próxima refeição, leia-se moda, momento, modelo, criação midiática.

Vive-se uma época opaca em que questionar é proibido e censurado, ser diferente e não fazer parte daquilo que todos fazem é como não existir, as redes sociais nos provam isso todos os dias.


As pessoas vivem, como zumbis, em rebanho, fazendo aquilo que todos fazem, copiando, imitando, sem pensar ou raciocinar, as pessoas apenas seguem o rio, pouco importa o destino, querem apenas seguir, não querem se sentir sozinhas ou abandonadas, elas seguem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário