quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Homens que cuidam

Homens que cuidam
Ronaldo Magella – professor, poeta, escritor, blogueiro, radialista, jornalista e mais nada.

Percebo e tenho a sensação que os homens estão mudando, agora estão mais preocupados em cuidar, em servir, num sei se isso é uma tendência, uma espécie nova que está surgindo ou se estou no paraíso das mulheres e ainda não sei, mas pelo que posso observar, os homens agora são outros, mais sensíveis, afetuosos e atenciosos.

Afirmou isso vendo os meus amigos homens e suas companheiras, já não existe mais aquele modelo de homem que fica sentado no sofá pedindo para a companheira trazer uma cerveja ou que leva os amigos no final de semana para que a esposa possa cozinhar pra eles enquanto eles jogam cartas ou assistem ao futebol.
Pelo menos meus amigos são agora homens que cuidam, e sentem nisso um prazer indescritível, querem servir, querem estar presente, se preocupam com a companheira, namorada, noiva, esposa, querem ser protagonistas da relação, perguntam, se oferecem, buscam, estão sempre a frente, tentando fazer a outra pessoa feliz, e se sentem bem com isso.

Talvez seja um novo modelo de macho, que acorda cedo para fazer o café, muitas vezes prepara o jantar, colocar o lixo pra fora, planeja viagens, sabe até escolher roupas para a mulher, chega em casa com flores, vai buscar água para a mulher, vive coisas pequenas, mas que dentro de uma relação se tornam grande, imensas e significativas.

Não sei se as mulheres estão percebendo essas mudanças, elas não são impostas, me parece que são naturais, acontecem, fazem parte do cotidiano do homem moderno, dos homens que cuidam, eles são mais simples, afetuosos, calmos, tranquilos, abrem a porta, levam roupas, cuidam das crianças, arruam a casa, estão mais preocupados com a companheira, com suas necessidades, agora mais juntos, presentes, são companheiros, amigos, parceiros, pais, filhos, amantes.

Não vejo nisso uma revolução, mas algo natural, um desejo, uma vontade, um jeito de servir, de demonstrar o quanto gosta, de realizar algo por alguém, melhor do que falar eu te amo, é agir, mostrar, deixar acontecer através de atos, ações. Não acredito que isso seja uma espécie rara, penso que seja uma tendência, claro, tais homens, pelo menos os que conhecem, estão dento de um perfil social e cultural, são conscientes das mudanças da sociedade e entendem que o homem macho do passado não existe mais.


A vida, o mundo, a sociedade está muito complexa, hoje queremos alguém para dividir uma vida, compartilhar um mundo, seguir juntos apesar dos pesares, e esses novos homens compreendem isso, estão interessados em cuidar e não apenas serem cuidados, isso é passado, e claro, estou incluso nessa parcela, espécie do mundo moderno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário