quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Quando a gente não ama

Quando a gente não ama
29/08/2013
Ronaldo Magella – professor, poeta, escritor, blogueiro, radialista, jornalista e mais nada.

Quando a gente não ama não precisa de motivo, a própria falta de amor já nos justifica. Quando a gente não ama qualquer espirro é motivo pra discutir, esquecer a chave gera briga, olhar de lado causa confusão, chegar cedo gera medo, chegar atrasado causa alvoroço, errar nos traumatiza, sorrir é difícil, estar junto não é bom, viver dói.

Quando a gente não ama flores não nos seduzem, sorrisos não nos despertam, palavras não nos encantam, o caminhar é sempre lento e desprovido de ânimo, a energia não se reabastece, falta sempre o impulso, a emoção, o segredo, o pensar constante, a alegria perene pelo outro.

Quando a gente não ama o encontro não gera abraço, o olhar não penetra, o cheiro não embriaga, a paz não se consuma, a felicidade não se instala, a vida não tem ritmo, os dias são obesos, sempre inventamos fugas, desculpas, esquecimentos para a nossa falta de amor.

Quando a gente não ama pouco importa as lágrimas, o choro, o perdão, o remorso, a dor, pouco importa o esforço, o arrependimento, não nos interessa ficar, apenas ir, não temos interesse em perdoar, esquecer, reconsiderar, apenas nos apoiamos na nossa falta de amor para tomarmos as nossas decisões e seguirmos sem nos preocupar com o outro.

Quando a gente não ama de nada nos serve os sorrisos, os bons momentos, as coisas boas, o passado, nos separamos de tudo, esquecemos e pronto, seguimos, não há oportunidade para o sorriso, para o abraço, para o beijo, resta apenas o silêncio, a distância, a ausência, a dor de outro, pois não sentimos nada, nem dor, nem amor, apenas não amamos, não queremos mais e pronto, foi o que decidimos e será o melhor pra nós, nunca jamais para o outro, ele que procure esquecer, que vá em frente como iremos fazer, cada um com a sua dor.

Quando a gente não ama não há vez para uma nova chance, não sobra tempo ou espaço para as lamentações, não pensamos em sentimentos, em doação, em mudanças, não acreditamos em esperança, em ser diferente, não acreditamos, não queremos, não aceitamos, não pensamos, apenas não amamos e isso nos bastar para não amarmos e pronto.

Quando a gente não ama não consegue sentir o outro, sua dor, seu amor por nós, seus sentimentos, seus afetos não nos atinge, seu cuidado sempre é pouco, sua atenção não é o bastante, suas palavras carecem de sentido, ficamos longe, por fora, ao redor, sem ir dentro, na essência, ficamos pela superfície, deixamos que o outro passe, vá na frente, sua companhia não nos marca, sua marca não deixa saudade.

Quando a gente não ama não há lembrança, a saudade é pouca, o querer pequeno, a vontade passa logo, o desejo não dura, não há surpresas, não há mistério, tudo é simples, há tédio, preguiça, reclamação, quando a gente não ama não precisa mesmo haver nada, a falta de amor já nos explica tudo e diz o que somos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário