segunda-feira, 11 de julho de 2016

Dá pra conviver com a diferença, com a intolerância não

Dá pra conviver com a diferença, com a intolerância não
Ronaldo Magella 11/07/2016

Já faz algum tempo, era estudante de jornalismo, conheci uma menina em Campina Grande, bonita, interessante, papo agradável, jurava que era o amor da minha vida. Combinamos, ficamos de nos encontrar no Shopping, e, conversamos muito, rimos, tudo muito perfeito.

Na volta, antes do beijo que selaria a nossa existência, ela me perguntou, qual a sua religião? Ué, mas o que aquilo tinha lá a ver? Pensei, mas afirmei ser espírita, ela sorriu, e disse, ah tá.

Quis saber mais os motivos da expressão, por quê?, Ela apenas me disse, que a gente deveria parrar por ali, não tinha como continuar, ela era evangélica e a mãe jamais iria me aceitar, me desejou boa sorte e foi embora, sem mais nada, sem direito a apelação, argumentação ou espanto.

Foi a primeira vez que tomei conhecimento do preconceito, senti-me envolvo com a intolerância, foi a primeira vez que percebi que os rótulos podem afastar as pessoas, que o preconceito pode ser radical e violento, que as pessoas podem ser conversadores e fechadas em suas ideologias, discursos e sentimentos.

É possível aceitar o diferente, a pessoa que não gosta das mesmas coisas, que não tem as mesmas ideias, até podemos conviver, mas é quase impossível conviver com o intolerante.

Com ele não há diálogo, conversa, ele não cede, não se permite e nem permite, pior, ele nem tenta, conservado e protegido dentro do seu discurso limitado, castrador e apenas exerce a sua vontade, isso pra ele basta.

O que assusta é perceber que esses discursos e ideologias estão no mundo moderno vivos e vivenciados, continuam firmes e fortes, provocando separações, causando abismos. 

2 comentários:

  1. Isso também aconteceu comigo!! Bom, tomamos um choque, mas viramos a página, penso que cada um tem seu ritmo de aprendizagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é Luana, ainda existem situações reais desta natureza.

      Excluir