segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Será que a idade atrapalha ou ajuda num relacionamento?


Será que a idade atrapalha ou ajuda num relacionamento? 

Ronaldo Magella – professor, poeta, escritor, blogueiro, radialista, jornalista e mais nada

Fiz uma pequena enquete para escrever esse texto, a pergunta era, idade atrapalha no relacionamento? Alguém respondeu dizendo que não, não a idade, mas o momento de cada um. Era a resposta perfeita que queria ouvir. O problema é o momento.

Teria dificuldade de me relacionar com uma pessoa mais jovem, não pela idade, mas por ela ainda querer viver tudo que hoje não tenho mais paciência de fazer, noites em claro, festas, bares, agitação, hoje prefiro algo mais calmo, cinema, jantar a dois, conversa amena, caminhada serena, algo mais intimista. Não que a idade fosse um problema, mas o momento de alguém mais jovem, de querer viver tudo que ainda não viveu.

Também teria problema em ficar com alguém mais velho, não agora pelo momento, mas talvez pela insegurança, pelo medo, mas também pelo mesmo problema, o tal do momento, devo admitir, pois ainda tenho coisas a fazer e querer, que talvez uma pessoa mais madura não tenha o ânimo suficiente para me acompanhar.

Quando pensamos assim parece que tudo é muito complicado e sem solução, jovem num dá certo, mais velha também não, e da mesma idade?

É outro problema, pois as pessoas da mesma idade algumas já estão comprometidas, outros não querem nem saber de nada sério, sobre pouca coisa do mesmo naipe.

A grande verdade é que somos egoístas e queremos que as pessoas sejam como queremos, que tenham o mesmo gosto, o mesmo prazer, a mesma opinião, a gente tem é medo do diferente, pois o outro lado requer um esforço nosso de compreensão e adaptação e gostamos das coisas prontas e acabadas, alguém perfeito que não exija muito de nós.

Fazer um esforço por alguém não é fácil, nem todo mundo está disposto, não é simples aceitar as pessoas como elas são, por isso nossas relações fracassam, pois entre aceitar, compreender, esperar e separar, optamos sempre por este último, mesmo com toda tragédia e trauma que causa uma separação. A separação a o ícone da nossa incompreensão de outro e da nossa intolerância para com as pessoas que não são iguais a nós.

Por isso procuramos alguém mais ou menos semelhante ou igual a nós, sempre batemos na mesma tecla, quero alguém parecido comigo, do meu jeito e sempre ouvimos as mesmas frases, não deu certo, ele é muito diferente de mim, o oposto. Sempre o nosso egoísmo fala mais alto quando a questão é relacionamento, mas será que poderia ser diferente? Fica a questão no ar.

O problema é que a gente não aceita as pessoas, todo esse discurso politicamente correto de vez e voz, todo mundo igual, é lindo isso na tv, nos livros, na escola, mas em nossa vida particular isso soa muito falso, ou a pessoa é como queremos ou está dentro daquilo que esperamos de alguém para nos relacionar ou então, um abraço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário