sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Vivemos mais pelo que nos falta do que pelo que temos

Vivemos mais pelo que nos falta do que pelo que temos
Ronaldo Magella – professor, poeta, escritor, blogueiro, radialista, jornalista e mais nada

A tese é simples, não é o que temos que nos fazer viver, mas o que nos falta, são as ausências que nos fazem caminhar todos os dias, motivadas por uma força maior chamada desejo. Vou explicar.

Acredito que as coisas surgem das necessidades, o ser humano vive pelo que lhe falta e não pelo que ele tem, por isso o desejo é a força que nos move, que faz a humanidade ir um pouco adiante, não somos seres racionais, mas do desejo, aliás, usamos a nossa racionalidade para realizamos os nossos desejos.

Pensamos e criamos coisas, através da razão, para preencher o nosso desejo, inventamos coisas, objetos, vivemos todos os dias para poder dá cabo do desejo que nos consome, e quando queremos alguma coisa, mil coisas pensamos, fazemos, imaginamos para que venhamos a realizar, conquistar o que queremos, é o nosso desejo que nos move, que nos faz todos os dias acordar e ir viver, à luta.

É partindo do que temos, melhor daquilo que nos falta, que vamos seguir, acredito hoje, que viver é aceitar o que você tem e correr atrás daquilo que lhe falta, e como estamos sempre em falta com alguma coisa, a nossa correria é imensa e constante.

Quero acreditar que o que temos é o que precisamos para despertarmos para outras coisas, como se o Destino ou Deus ou a Sorte ou Acaso num permitisse as ausências, as faltas para buscarmos as presenças, como alguém feio que deseja ser bonito, irá malhar, fazer plástica, procurar de todas as formas encontrar a beleza, ou alguém que passa fome que irá a busca de comida, gente sem grana que trabalha para ter o que todo mundo tem.

 Sempre o desejo está por trás das nossas escolhas e vontades, rege o nosso destino, nos guia para os nossos caminhos, nos impulsiona, nos move e nos atormenta.

Não precisamos ir muito longe, é o desejo de amor, de felicidade, de beleza, poder, sexo, fama, dinheiro que move as pessoas no mundo, pergunte a qualquer pessoa, pergunte o que ela quer, busca, até mesmo quem disser que nada quer, aí já está o desejo de não ter trabalho algum com a vida, mas não deixa de ser um desejo.

A reflexão não é tão difícil de ser compreendida, é simples e real, mas poucos de nós noa detemos nela, pois pensar ainda é algo que não estamos habituado, mas isso é tema para um outro texto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário