domingo, 14 de julho de 2013

Náufragos da vida

Náufragos da vida
Ronaldo Magella

            Tem um momento na sua vida, chamaria alheatoriamente de um instante de ruptura, quando se quebram os laços e quando você precisa se reconstruir, quando você está à deriva, perdido, no escuro, sozinho, no meio do nada, sem ninguém e muitas vezes até sem você mesmo. É um momento de reencontro íntimo com a sua própria natureza e com as suas verdades. É o mesmo que estar numa ilha deserta tendo de conviver consigo mesmo, se aceitando e se conhecendo. Nossos defeitos, ouvir dizer, não escolhemos, mas temos que aprender a suportá-los, pois eles fazem parte do que somos.

            A gente vive no piloto automático durante boa parte da nossa vida até soar o alarme, algo começa a não acontecer conforme a gente esperava e tudo muda, as coisas viram pelo avesso, do avesso, do avesso, você fica sem chão, sem destino, sem caminho, olha em volta e nada, procura algo pra atrás e nada, olha adiante e nada, tudo é meio sem sentido, tediosos, fastioso. Você agora, já que antes vivia por viver, agora precisa desligar o automático e começar a guiar o seu próprio destino, fazer escolhas, tomar decisões, não que antes elas não fossem sido feitas, mas é que agora a prudência será maior, haverá mais parcimônia, uma cautela maior.

            Difícil mesmo é você se aceitar como imperfeito. Quando você erra torna-se juiz, algo e vítima de si mesmo. Você já está sofrendo pelo erro, por ter fracassado, e agora se culpa, se critica e se martiriza por tudo, em um só momento, erra, julga-se e aplica-se a correção. Chora, não dorme, não come, não vive, perde o interesse pelo mundo e o mundo por você, mas o pior é pensar que tudo poderia ter sido evitado de forma simples e prática, sabiamente.

            O que dizem é verdade e se comprova, um sábio é aquele que busca antecipar o futuro através das decisões e escolhas que está para tomar, seguir, caminhar, não que ele seja um vidente, mas certamente deva ter em mente, através de um momento de incursão e reflexão, que certos atos, hábitos e atitudes têm necessárias conseqüências complicadoras e atrozes da realidades. E não se precisa ser um gênio para fazer certas análises e ponderações. E quando isso não acontece, você naufraga, perde-se e torna-se tudo menos quem você sempre foi, agora é outra coisa, uma mutação, está numa transformação.


            Esse processo de mudança e reconstrução é um momento, como se diz no título, de naufrágio, você está perdido e precisa urgentemente ser salvo, sozinho com os seus pensamentos e sentimentos, tentando se agarrar a tudo e a todos, a qualquer ponta de ilusão, a qualquer miragem, algo que lhe motive a viver mais um dia. Um filme, o trabalho, uma canção, uma música, uma frase, tudo pode mudar a sua vida, tudo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário