sexta-feira, 12 de julho de 2013

Saudades do que não tive e do que senti

Saudades do que não tive e do que senti
Ronaldo Magella

Só dá pra sentir dois tipos de saudades, uma, das coisas que você viveu, a outra, das coisas que você nunca teve, viveu ou sentiu na vida, de uma forma ou de outro, saudade é sempre falta, ausência, desejo de fazer outra vez ou de viver pra saber como poderia ter sido.

Todo mundo tem saudades do que não teve, é uma forma de compensação, a gente não teve, não tem, talvez tenha, mas num sabe, resta sentir saudade, como diz a letra da canção, é melhor do que caminhar sozinho. Saudade às vezes pesa, magoa, dói, outra vezes nos encoraja, nos fortalece, é estranho. Dói quando passou e não dá mais pra voltar, anima quando ainda não sentimos e queremos viver a todo custo.

Todo mundo tem saudades de um amor que nunca amou, de um tempo que nunca chega, de um cheiro que não sabe definir, mas que é gostoso e nos faz voar pela imaginação, saudade de um tempo bom, saudades de uma vida melhor, saudades da felicidade, saudade de alguma coisa que a gente sabe nem dizer o que seja, foi ou será, apenas sentimos.

Tem dias que você deita na cama, fecha os olhos e fica olhando a esmo e pensando, pensando, suspira e sorrir, chora, se enche de saudade e pronto, nada mais, saudade é isso, é o nada, quando é saudade do que passou, você reclama, quando é saudade do que você nunca teve, você só pode sonhar.
Você nunca sabe que os melhores tempos da sua vida são esses que você está vivendo agora, só mais tarde é que você vai perceber isso e pensar, eu devia ter vivido mais aquele período. Sempre disse aos meus alunos, fui um professor meio Sociedade dos poetas mortos, claro, morri, mas enfim, sempre disse aos meninos, gente aproveitem a vida de vocês, vivam, sintam, façam o que vocês acharem que devem fazer.
A vida passa muito rápida e só ficaremos com as saudades, as lembranças, a sensação de ter vivido e lamentação de não ter saboreado o momento. Passa muito rápido, quando você pensa, já passou, quando você lembra, só ficou a saudade.


Saudade não morre, é ela quem nos mantêm vivos, ou para nos lembrar quem somos, o que fomos, o que podemos ainda fazer, para lembrar que erramos ou que podemos acertar, pra dizer que fomos felizes mas também para dizer que não somos perfeitos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário