quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Aspirina para alma: o tempo

Aspirina para alma: o tempo

Ronaldo Magella – professor, poeta, escritor, blogueiro, radialista, jornalista e mais nada (08-01-1014)
                                                                                                         
Desculpa não passar dor, chuveiro não lava a alma, dormir não cura, fugir não resolve o problema, para curar a ferida, só o tempo, a aspirina para a alma, é o tempo.

É o tempo quem vai ajeitando dentro de nós aquele sentimento amargo, vai amenizando a dor, reorganizando as ideias, mostrando outras facetas que no presente a gente não conseguia ver, mas com a distância vamos tendo uma percepção melhor das coisas, com o tempo vamos aceitando e entendo melhor o que nos aconteceu.

Entendi com a vida que tudo passa, a dor, a mágoa, o ódio, o rancor, a tristeza, a decepção, são sentimentos que vão nos cansando, como cantou Renato Russo, “meu orgulho me deixou cansado, meu egoísmo me deixou cansado, minha vaidade me deixou cansado”, tudo se resolve com o tempo.

O só tempo pode colocar as coisas no seu devido lugar, o que nos falta é paciência para saber esperar que tudo se assente, que tudo se reposicione, e não há como precisar com a exatidão o quanto de horas, dias, semanas, meses e anos teremos que esperar, isso vai demorar pra acontecer.

Só sei e aprendi que é preciso esperar, não como quem não vive, mas como quem tem esperança, e esperança não é apenas esperar, é esperançar, trabalhar e viver para que tudo aconteça, estar preparado para quando esse dia chegar.

O tempo vai curando a ferida, pode até deixar uma cicatriz, mas um dia você olha pra ela e já não a acha tão feia assim, se torna uma marca daquilo que você viveu um dia, e a gente só pode sentir saudade daquilo um dia vivenciou um dia na vida, só dá pra sentir saudade do estrago feito, da obra realizada, da vida coisada, nunca jamais daquilo que a gente não viveu.

O tempo, e podemos chamar de maturidade, nos fará reconhecer erros, rever posições, isso se a gente tiver coragem de olhar para si mesmo e pensar, poderia ter sido diferente, e aí, só nos resta sempre duas coisas por fazer, ou só ficar na reflexão, ou agir para mudar o passado, mas isso cabe e cumpre a cada um de nós.

Por mim, acredito e entendo, que o tempo me torna melhor, mais maduro, aprendi a esperar, a ficar em silêncio vendo tudo acontecer e saber o momento exato de tomar uma decisão, pelos menos isso eu aprendi.




Nenhum comentário:

Postar um comentário