quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Nunca é tarde para dizer eu te amo

Nunca é tarde para dizer eu te amo
Ronaldo Magella – professor, poeta, escritor, blogueiro, radialista, jornalista e mais nada (15-01-1014)


A gente passa a vida inteira ao lado de alguém e não consegue descobrir o valor dela, não consegue enxergar as suas qualidades, parece estranho isso, não sei os motivos, posso arriscar uma teoria, mas isso acontece demais, parece que quanto mais próximo de alguém mais invisível ela se torna para nós.
Parece que a gente precisa de distância para medir as coisas, do vazio para sentir, da saudade para perceber, do não ter para só assim perceber o que tinha, mas de qualquer forma, nunca é tarde para dizer eu te amo, sempre haverá tempo para reconhecer o valor de quem está perto, próximo ou ao nosso lado.

Acredito que a gente tem um bloqueio, não conseguimos admirar as pessoas ou elogiá-las, primeiro pra gente não se sentir frágil, depois para não envaidecer quem vamos rasgar elogios e admirações, mas de uma forma ou de outra, a gente sente e um dia esse sentir deverá ser expressado, não dá pra segurar muito tempo, e a gente até consegue, mas um dia a pessoa deixa de existir e vamos lamentar a oportunidade que nunca realizamos de poder dizer o que a gente sentia por ela.

Ainda hoje alguém, uma amiga, veio me dizer coisas, fiquei surpreso. Primeiro ela pouco falava comigo, já estivemos próximos e ela nunca disse nada, também é preciso dizer, ela também confessou, não gostava muito de mim, mas hoje, e eis a minha surpresa, parece que aprendeu a gostar, admirar, me enxergar, hoje, depois que já não estamos tão próximos, que estamos distante, em outros ambientes, parece que só hoje ela veio reconhecer a minha presença e as minhas qualidades.

Poderia ser sido diferente, mas não foi, acontece assim com muita gente, já perdi, ou deixei para lá, pessoas que eu acreditava não amar, gostar, mas hoje sinto uma falta imensa, mas entre ir lá e dizer do meu amor, prefiro guardar aqui comigo, muitas coisas mudam com o tempo, entre o silêncio e uma palavra o mundo gira e tudo se transforma, nem sei se  era realmente mesmo amor, mas sei que é uma falta, uma falta que só fui perceber na falta, na ausência, depois de não ter mais.

A gente tem um sério problema, medo de demonstrar afeto, medo de falar de sentimentos, de mostrar que a gente gosta, quer, ama, deseja, não gostamos de ser frágeis, de nos arriscar, nunca sabemos o que o outro irá fazer com o que a gente disse ou sente, a gente tem medo de sofrer, que alguém nos pise, nos magoei, nos fira, machuque, por isso guardamos dentro de nós o que temos de melhor, o que poderíamos dizer.

Não sei se a minha amiga irá se aproximar de mim ou se quis mesmo só e apenas dizer algo que achou que deveria dizer, talvez não me queira na vida dela, talvez sentiu apenas a necessidade de dizer algo que poderia ter digo há muito tempo, antes, mas que nunca encontrou a oportunidade ou então, talvez seja um novo começo pra nós, ela agora descobriu dentro dela algo que sempre negara, que não queria reconhecer, ou talvez mesmo, quem sabe, foi a distância que a fez me ver de outra forma, a ausência, o medo de me perder para sempre que fez com que ela decidisse me falar da sua admiração por mim, ou talvez, nada demais, apenas disse o que via em mim e pronto, fim da conversa.

De uma forma ou de outra, nunca é tarde para dizer eu te amo, para reconhecer qualidades e valores das pessoas que estão ao nosso lado, de parar e pensar nas pessoas, em como elas são, o que fazem, suas belezas, em suas histórias, isso nos ajuda a amar as pessoas, a compreender melhor elas, a sermos mais humanos e solidários, e pra gente nunca é tarde para melhorarmos nossas relações, nossa vida, o nosso coração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário