quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Gosto de gente que saber viver, cantar, sorrir e muda

Gosto de gente que saber viver, cantar, sorrir e muda

A vida me ensinou a gostar das pessoas, a admirar o dom de viver de cada uma delas, a forma especial que toda gente tem de apreciar a vida e curtir a existência, mas devo confessar, gosto de gente que sabe viver, que sabe provar o sabor das coisas, que se permite, como cantou Lulu Santos, o tempo corre, voa, vamos nos permitir, pois não há tempo que volte amor, vamos viver tudo que temos e há para vivermos. 

Outro dia uma amiga se queixava da vida, 33 anos, morando longe de casa, vivendo de casa para o trabalho, morando sozinha numa grande capital do Nordeste, sem muitos amigos, sem gostar de sair, festas, de beber, lhe recomedei mudar em 2014, dá um up grade, mudar o layout da própria vida, mudar o cabelo, ir pra academia, fazer uma tatuagem, sair mais, se entregar para a vida e esperar o que a vida poderia ofertar em contra partida, se permitir. 

Ela não gostou muito da ideia, me disse que estaria deixando de ser quem ela era, estaria mudando, e eu disse, mas essa é a ideia, mudar, deixar de ser quem somos, soltar as amarras, deixar o sol bater, sair na chuva, cair no chão sem medo do ridículo, amar ou se apaixonar sem esperar algo em trocar, gostar por gostar, porque gostar de alguém é a coisa melhor do mundo, e ninguém pode nos proibir de gostar, o sentimento é nossa, alguém pode não querer nos corresponder, é diferente, mas como nos frear as emoções?

De uma coisa que não vou desistir é de viver, mesmo quem me conhece sabe a minha opinião sobre a vida, mas enquanto vivo estiver jamais vou deixar de fazer o que tenho que fazer, não vou deixar de viver as coisas, vou seguindo, caminhando, cantando, sorrindo e mudando. Já passei do tempo de não gostar das coisas, a gente vai ficando velho, me permita-me dizer, maduro, e passa a entender que o bom da vida é sentir o sabor, sem essa ficar escondido deixando o tempo passar, isso já não me convence mais, solidão é pra quem tem medo, viver é pra quem coragem, amar é pra quem sonha. 

Ah, não gosto disso, não sou assim, não faço isso, esse discurso não edifico mais em mim, pois entendi que viver é algo raro e que temos que aproveitar as oportunidades, claro, não vou deixar de ouvir Chico 
Buarque, mas pode me chamar para ir para um forró no sítio que eu vou, adoro ler, mas pode me chamar pra ir jogar bola que eu vou, não gosto de futebol, mas pode me chamar para qualquer jogo, que estarei lá, gosto da experiência das coisas, gosto do perfume do dia, do sabor das pessoas, da cor das horas, do encanto do momento, pois entendi que só temos o que vivemos, o resto, as posses, os bens, o dinheiro de que nos servem não for para nos ajudar a viver?

O que me encanta é a vida, o viver, já chorei por amor, estou repetindo, já morri por amor, já passei noites com insônia, morri de medo, já nasci outra vez, já sorrir, já cantei, já mudei, fiz da vida de tudo um pouco e vejo que tudo valeu a pena, as coisas doloridas, as coisas boas, as lágrimas, os sorriso, a solidão, as brigas, os amigos, as intrigas, os reconciliamentos, os desentendimentos, os shows, os dias, sim, tudo mesmo valeu a pena, é a minha história, o meu livro, as minhas memórias que estão aqui comigo e com outras pessoas. 

PS: Depois de anos aprendi a gostar de poesia, Manoel de Barros me encanta.

Ronaldo Magella – professor, poeta, escritor, blogueiro, radialista, jornalista e mais nada (16-01-1014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário